- today
- perm_identity Club de la Lucha
- label Notícia
- favorite 0 likes
- remove_red_eye 410 views
- comment 0 comments
O seu kanji significa antes e vida, ou seja, nascido antes....
Não é necessário que o sensei seja mais velho que o discípulo, mas que tenha nascido antes da disciplina que ensina.
A ideia de sensei está associada ao conceito de do, (caminho ético) comum a muitas artes marciais japonesas (judo, karaté-do, aikido, etc.).
Por esta razão, algumas pessoas traduzem "sensei" como aquele que já percorreu o caminho da arte marcial antes.
Assim, o sensei não é apenas reconhecido pelo conhecimento que aspiramos que nos seja transmitido, mas sobretudo por uma experiência vital e marcial que respeitamos, admiramos e desejamos para nós como futuros artistas marciais.
Diz-se que nos tempos antigos, os senseis das artes marciais dificilmente comentavam algo de boca em boca, como acontece atualmente. Também não respondiam a perguntas ou dúvidas dos seus discípulos, como é normal nos nossos dias.
Nessa altura, a relação sensei-discípulo era considerada um privilégio que permitia ao recém-chegado observar a tradição marcial na privacidade do dojo (local de aprendizagem e treino).
O progresso da aprendizagem nestas condições era difícil e implicava muitos erros e enganos. No entanto, o aluno ouvia as correcções do seu mestre, mesmo que estas se limitassem a um grau de acerto ou erro, em inúmeras repetições. Isto explica o facto de existirem muitas lendas sobre técnicas secretas que apenas um pequeno grupo de discípulos conhecia.
Na realidade, não havia nada de secreto, pelo contrário, eram mais complexas e, por isso, apenas acessíveis aos discípulos com mais dedicação e paciência.
Atualmente, os dojos estão muitas vezes abertos ao público em geral, que pode assistir a uma sessão de treino antes de se inscrever com um sensei. Além disso, existe uma vasta documentação sobre cada um dos estilos marciais: livros, vídeos e até inserções na Internet estão disponíveis para todos. No entanto, é muito importante escolher o sensei correto, que não só determina o seu estilo marcial, mas também o seu comportamento e modo de vida.
OSSSSSSS!
Comments (0)