O que são Artes Marciais?

O que são Artes Marciais?

O objectivo das Artes Marciais é defender-se ou subjugar um agressor, controlando a situação o mais possível. As suas técnicas e tácticas são organizadas através do seu próprio sistema, seguem uma estrutura pela qual todos os seus movimentos são automatizados através de treino contínuo.

Além disso, uma filosofia e um modo de vida são também transmitidos na sua prática. Os seus ensinamentos vão para além da protecção pessoal e os códigos morais são incutidos em nós que nos ajudam no nosso desenvolvimento pessoal, mental, de carácter e de auto-confiança.

Quais são os diferentes estilos, artes ou escolas?

Existem diferentes estilos que podemos aprender e praticar, não apenas escolas chinesas, japonesas ou coreanas, temos artes diferentes e variadas, por exemplo, da Rússia ou de Israel.

Dependendo da demarcação geográfica, existem estilos diferentes.

Que tipos de artes marciais existem?

Como mencionado acima, existem estilos diferentes:

 

- De acordo com a sua origem

As artes marciais mais populares praticadas hoje em dia são de origem asiática, mas têm-se espalhado por todo o mundo. Diferentes países desenvolveram e aperfeiçoaram os seus próprios estilos, tais como o Krav Maga em Israel, ou transformaram formas mais antigas, tais como o jiu-jitsu no Brasil.

Estes novos estilos incorporam frequentemente técnicas diferentes de diferentes artes marciais.

 

- Estilos suaves ou duros

Estilos suaves, como o Ninjutsu ou Aikido, utilizam técnicas que procuram desequilibrar o adversário, tentando redireccionar e canalizar a força com movimentos circulares e utilizando o impulso do atacante.

Estilos duros, tais como Muay Thai ou Karate, tentam dirigir a própria força contra o oponente usando movimentos mais directos. As técnicas de defesa também se tornam ataques.

 

 

- Completo ou não completo

Uma arte marcial é considerada completa se as suas técnicas incluírem golpes, pontapés, lançamentos, pressão sobre pontos vitais e controlos de estabilidade. 

- Com ou sem armas

Cada um dos estilos de artes marciais é especializado no uso específico de certas armas ou no aperfeiçoamento de uma série de técnicas com as mãos vazias.

Iaidō ou Kendō são dois exemplos de artes marciais com armas especializadas no uso da espada. Há outros exemplos como Kyūdō, uma arte marcial cuja arma principal é o arco.

Quanto às artes marciais que não usam armas, poderíamos falar novamente das que se enquadram nos estilos duros, como o Karate, ou das consideradas mais suaves, como o Aikido. As suas técnicas baseiam-se em golpes de punho, golpes de mão aberta, pontapés, garras, deslocamentos, estrangulamentos, projecções e imobilizações. 

 

- De acordo com o sistema de ensino

As artes marciais tradicionais (Koryu Budo) são aquelas que seguem os princípios da tradição japonesa.

As artes marciais modernas (Gendai Budo) são aquelas que foram adaptadas ao longo do tempo, dando prioridade aos aspectos desportivos, tais como o Judo, o Karate ou o Aikido.

As artes marciais ecléticas são aquelas que utilizam técnicas de diferentes escolas e estilos para criar as suas próprias, tais como o Krav Maga.

 

Como treinar Artes Marciais?                   

Deve saber que a sua formação será sempre dividida em duas partes. Uma parte técnica, na qual se aprende os movimentos, e uma parte de combate, na qual se põem em prática esses movimentos.

A parte técnica da formação consiste na repetição de um grupo de técnicas encadeadas. Dependendo da arte praticada, será chamada kata, poomse, chuan tao, kuen, tao lu, hyung ou tul.

A parte de combate do treino envolve uma luta simulada com um parceiro. Da mesma forma que na formação técnica, dependendo da arte praticada, será chamada sparring, randori, kumite, tui shou, rou shou, chi sao ou san shou.

O objectivo de ambos os tipos de formação nada mais é do que aprender e praticar o que se aprendeu.

 

Que arte marcial devo praticar?

Normalmente, quando fala com alguém que já está a praticar um estilo, ele dir-lhe-á que qualquer pessoa o pode fazer e encorajá-lo-á a experimentá-lo, mas não se deixe influenciar por estas opiniões, nem todos são igualmente adequados a todos os estilos.

A melhor arte ou estilo marcial, seja qual for o nome que lhe queira dar, é aquele com que se sente mais à vontade e que gosta de praticar.

O primeiro estilo que escolher, mesmo que mais tarde tente e pratique muitos outros, será aquele que estabelece a base. 

Que ginásio ou escola devo escolher?

A primeira coisa que deve fazer é descobrir que ginásios, escolas de artes orientais ou marciais estão mais próximos de si ou são mais acessíveis de acordo com o estilo que escolheu. 

Certifique-se sempre de que se trata de um centro profissional, sem grupos de amigos ou locais clandestinos.  Tente encontrar um local com um ambiente descontraído, uma variedade de estudantes e sobretudo onde o companheirismo seja a principal característica da sala. 

E sobretudo, sempre que tiver alguma dúvida, pergunte ao responsável ou ao SENSEI...

Comments (0)

No comments at this moment